A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) realiza, nos dias 28 e 29 de agosto, o “Encontro Pedagógico com Diretores e Coordenadores de Qualidade e Ensino”, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consuniv), na Reitoria da universidade.
Sob a organização do coordenador-geral de Qualidade, Prof. Dr. Raimundo Barradas, e a coordenadora de Gestão e Desenvolvimento de Ensino e Graduação, Prof.ª Dra. Rosângela Silva, o encontro tem foco no fortalecimento das práticas acadêmicas, com o objetivo de alinhar agendas institucionais, discutir metodologias pedagógicas inovadoras e planejar as ações 2025/2 e do próximo ano letivo 2026/1.
A reunião conta com apresentação pedagógica sobre as relações de ensino, debates, instrução processual e planejamento das ações dos diretores e coordenadores de qualidade. O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, enfatiza a importância dos encontros para alinhar, integrar as direções, coordenações de qualidade e as unidades acadêmicas. “É nesse espaço de encontro que conseguimos alinhar metas, trocar experiências e planejar ações que fortalecem o ensino, a gestão e, sobretudo, a formação dos nossos estudantes”.
O Prof. Dr. Raimundo Barradas ressalta que a iniciativa é fundamental para garantir planejamento, troca de experiências e atualização pedagógica, reforçando o compromisso da universidade. “A organização, a programação envolvem reflexões sobre a condução dos cursos de graduação na capital e no interior, buscando responder às demandas da sociedade e fortalecer a qualidade do ensino superior oferecido pela UEA”, finaliza.
Durante o encontro, também são definidos os temas e debates que comporão as formações semestrais destinadas aos corpos diretivos das unidades, incluindo coordenadores de curso, coordenadores de qualidade, secretários e agentes acadêmicos. Além disso, o encontro serve como espaço preparatório para o tradicional momento de integração com docentes no início de cada semestre.
Para a Prof.ª Dra. Rosângela Silva, ao estimular o desenvolvimento de estruturas psíquicas e emocionais, a universidade contribui para a formação de estudantes mais críticos, conscientes e preparados para enfrentar situações adversas. “Educar é forma indivíduo como um todo, isso também é fundamental para a construção de uma sociedade menos violenta e menos desigual”, destacou a professora.
O encontro reforça o compromisso da UEA com a formação de professores e a valorização da prática pedagógica, alinhando ensino e cidadania em benefício da universidade e dos acadêmicos.










