CESP e CEST/UEA realizam rodas de conversas com profissionais sobre saúde mental

O evento começa nesta segunda-feira (31) e segue até o dia 02/02 de forma virtual.

O Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) e o Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizam a primeira roda de conversa “A saúde mental e o reinício das aulas no CESP: como estamos?”. A primeira mesa ocorre nesta segunda-feira (31), às 15h30, via Google Meet,e conta com a participação da Profª Drª da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Alice Sobral, psicóloga, com o tema: “Saúde Mental: trabalhando corpo e mente durante o isolamento social”, direcionada aos estudantes do CESP.

Para a professora Alice, a roda de conversa é importante para que haja uma discussão direta sobre a saúde mental dos alunos e familiares. “Precisamos compreender a atual situação que estamos vivendo, uma vez que a comunidade imaginou que a pandemia fosse diminuir e agora, nós estamos readequando conforme esses novos protocolos”, destaca.

Sobre o evento, a professora enfatizou que na roda de conversa a discussão será sobre os pontos positivos da pandemia, ao mostrar a opinião de outras pessoas que já ressignificaram esse momento com depoimentos de como puderam superar isso. “A saúde mental tem que existir independente de isolamento social e pandemia. O objetivo principal é pensar a saúde mental independente de problema, não apenas na reabilitação, mas sim, na prevenção. Esse assunto é de extrema importância para que quando a pessoa se deparar com esse tipo de problema, ela possa saber como conduzir e enfrentar essas situações de uma forma engrandecedora”, ponderou.

Após a primeira roda de conversa, às 19h, pelo canal no YouTube do CESP/UEA haverá uma roda de conversa com o Profº Dr. da ESA, Domingos Timóteo, psiquiatra, com o tema “Saúde Mental: vivendo a Universidade em tempo de pandemia”, direcionada aos discentes, docentes e técnicos-administrativos do CESP.

O evento segue até o dia 02 de fevereiro, às 16h, com a última roda de conversa com a profª Drª Socorro Nina com o tema: “Saúde Mental: trabalhando corpo e mente durante o isolamento social”, direcionada aos discentes da Casa do Estudante do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA).

Sobre o evento

A coordenadora de Qualidade do CESP, Keila Amoedo, conta que o evento surgiu por meio do projeto de extensão, “Isolamento social com socialização digital: Uma experiência na casa do estudante em Parintins” e estendeu-se para toda a universidade. O objetivo principal é ouvir e apoiar a comunidade acadêmica sobre os cuidados relacionados à saúde mental, especialmente nesse período do início da aula remota.

“A saúde mental está profundamente relacionada à nossa capacidade de dar sentido para as nossas experiências, ou seja, para tudo aquilo que fazemos, sofremos, buscamos, temos e sonhamos, o que infelizmente por conta da pandemia fomos privados de ter este convívio o que vem durando dois anos. Em Parintins, o isolamento social ainda permanece, inclusive o toque de recolher, então nossa saúde mental ainda está afetada”, aponta.

Os encontros são realizados via Google Meet e WhatsApp, em parceria com a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), e anteriormente, encontros presenciais no próprio município por meio da parceria com o CAPS/Parintins.

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA

EditalEdital

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support