Para combater a Covid-19, UEA realiza colação de grau especial de novos médicos

Oito novos profissionais da saúde estão aptos a atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

O time de médicos prontos para atuarem na linha de frente do combate à Covid-19 ganhou reforço. Nesta sexta-feira (29), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou a Outorga de Grau da 28ª turma de Medicina da Escola Superior de Saúde (ESA/UEA). O objetivo da antecipação da cerimônia é para que os recém-formados atuem nas ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento ao vírus.

A solenidade virtual de colação de grau dos alunos de Medicina é fundamentada pela Resolução 002/2021 CONSUNIV-UEA, que considerando a Lei Federal 14.040 e a Resolução 034/2020 do CEE-AM, autoriza os estudantes da área de saúde que alcançaram 80% da carga horária total dos seus cursos a terem abreviada a duração da graduação. Os novos profissionais complementarão por 180 dias as suas atividades no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, a outorga é motivo de muita honra e alegria, mas também de preocupação, devido ao cenário na saúde que tem assustado a população manauara. “A primeira coisa que eu peço é humildade. Escolhemos uma profissão de lidar com pessoas, e elas não têm culpa por nossos problemas, e para isso, precisamos ter uma característica viva o tempo todo: a compaixão. Rogo a Deus para que consigamos vaciná-los em período breve. Futuramente, os mais novos cuidarão de vocês e assim sucederá um ciclo, que pode reverberar para todo lado, nas casas, no trabalho, na comunidade, e segundo diz o juramento, terão um excelente conceito como médicos, sobretudo como pessoas humanas. Cuidem-se muito, principalmente, de ser e fazer outras pessoas felizes”, declarou o Reitor na Universidade.

“Nós somos extremamente agradecidos por vocês terem aceitado o desafio de irem a essa guerra. Esperamos que, ao chegarem nos hospitais, não olhem a doença, mas as pessoas. Vivemos em um tempo no qual precisamos ser vistos pela humanidade. Agradeço a toda equipe da ESA, por trabalhar incansavelmente para a colação acontecer, assim como o trabalho da VAT (Centro de Mídias, parceiros da UEA), do Cerimonial, da Secretaria Geral). Mesmo em meio a todo esse sofrimento, vocês estão aqui por acreditarem na vida”, disse a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Kelly Christiane Silva de Souza, à turma de formandos, e expressou o quanto fica feliz em ver os alunos de beca, com os familiares entregando os canudos. “Isso mostra que não é o lugar que nos faz feliz, mas somos nós que carregamos a felicidade no peito. A doença não pode estar acima das pessoas, por isso, olhem para o ser humano e para si mesmos, na sua integridade”, orientou a professora Kelly.

A oradora da turma, aluna Renata Galvão, se emocionou ao proclamar o discurso para a turma, e observa que, embora seja por uma causa nobre, o principal motivo da celebração, são perdas. “Entraremos em um cenário que nos cabe a escuta, palavra e cuidado. O melhor que podemos fazer pelos pacientes e familiares, além da aplicação de todo acervo médico que trazemos como bagagem, é o confortar e o aliviar. Estejamos prontos para entrar na que poderá ser a grande batalha de nossas vidas, contudo, lembrem-se de, ao tocar uma alma humana, ser apenas outra alma humana. E para todos que, de alguma forma, lutam contra a Covid-19: tenhamos esperança, mantenha a máscara, o isolamento social e a confiança de que dias melhores virão”, narra a nova médica.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support