Novos odontólogos da UEA estão à disposição do SUS no combate à Covid-19

Os novos profissionais complementarão por 180 dias as suas atividades no Sistema Único de Saúde (SUS).

Vinte e nove alunos da 30ª turma do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) se uniram na manhã desta quinta-feira (28/01), ao time de novos médicos (a) e enfermeiros (a) graduados antecipadamente nesta semana para atuarem nas ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à Covid-19.

A solenidade virtual de colação de grau dos alunos de Odontologia é fundamentada pela Resolução 002/2021 CONSUNIV-UEA, que considerando a Lei Federal 14.040 e a Resolução 034/2020 do CEE-AM, autoriza os estudantes da área de saúde que alcançaram 80% da carga horária total dos seus cursos a terem abreviada a duração da graduação.

Os novos profissionais complementarão por 180 dias as suas atividades no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A comunidade tem uma expectativa muito grande com a chegada de vocês numa estrutura importantíssima chamada SUS. Vocês estarão indo para fortalecer o sistema e ajudar na sobrevivência de muitos brasileiros. A UEA manteve sua missão em dia, com flexibilidade e suavidade, mas firme, seguindo o futuro que nos tem sido permitido pela vida. Conseguimos salvar o semestre para permitir que hoje vocês pudessem finalizar o curso e, assim, agregarem esforços nessa batalha a favor da vida”, destacou em discurso o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Kelly Christiane Silva de Souza, enfatizou a importância do compromisso dos novos profissionais na missão de salvar vidas. “Gratidão pela vida de vocês e pelo compromisso com a vida do ser humano. Esse compromisso não nasceu agora, surgiu desde a escolha pelo curso. Que esse compromisso possa estar vivo a cada atendimento feito por cada um dentro dos hospitais. Os novos odontólogos formados pela UEA vão ajudar a salvar vidas, vão levar esperança e vão inspirar pessoas. Vocês serão o diferencial neste combate”.

Representando a turma, a formanda, Brunna Gabrielle Vasconcelos Alexandre, agradeceu a UEA pela formação e pela oportunidade de atuação no enfrentamento a Covid-19. “Estamos saindo da Universidade agradecendo aos nossos mestres por toda dedicação com a nossa formação. Encerramos esse ciclo eufóricos para desbravar o nosso caminho profissional e para atender a um chamamento da linha de frente para combater um vírus que nos assola. Estamos prontos para ajudar a curar a nossa população e mostrar a significância da nossa profissão. Que sejamos sempre conduzidos pelo juramento feito hoje. Viva a ciência, viva o SUS, vida a Odontologia”, concluiu.

Texto: Gerson Freitas/ASCOM UEA

Foto: Erisson Rodrigues

EditalEdital

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support