‘Cantinho do Saber’ é inaugurado na ENS/UEA

Espaço visa promover a divulgação científica e a troca de conhecimento entre universitários e professores.

Com o objetivo de agregar conhecimento à comunidade acadêmica e estimular a divulgação científica, a Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA) inaugurou, na tarde desta terça-feira (31), o espaço ‘Cantinho do Saber’. O local será palco do lançamento de livros e encontros com autores, buscando incentivar o interesse dos estudantes pelas publicações.

Segundo a diretora da ENS, Vanúbia Moncayo, “o quadro docente da UEA é altamente qualificado, formado em sua grande maioria por doutores. Portanto, encontramos essa forma de valorizar a ciência em um momento tão delicado em nosso país”.

Artista educadora da ENS e uma das mentoras do ‘Cantinho do Saber’, Evaby Nascimento afirma que viu a importância de fazer a extensão entre professor e aluno. “Aqui é uma escola que forma professores que fomentam a pesquisa. Então, ainda não existia um espaço específico para essas produções”, ressalta.

Homenagens

A biblioteca da ENS/UEA recebeu a placa da professora, Ierecê dos Santos Barbosa, que era Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Mestre em Comunicação e Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN).

Ierecê Barbosa fez parte do colegiado de Pedagogia, sendo professora da UEA, UFAM e do Centro Universitário do Norte (UNINORTE). Tinha vasta experiência na área de educação e ensino de Ciências. A doutora em Educação era preocupada com os processos de aprendizagem, atuando com as temáticas da educação, ensino e aprendizagem, cultura, ensino de ciências, neurociência e divulgação científica.

Foi fixada uma segunda placa na sala de reuniões da ENS em homenagem à professora Maria de Nazaré Corrêa da Silva, que era graduada em pedagogia pela UFAM, doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestra em educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ela teve larga experiência na área de educação. Coordenou entre 2003 e 2010 a política de superação do analfabetismo no Amazonas, através do projeto de sua autoria: Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro da UEA.

Foi membro da Comissão e Comitê Estadual da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA). Além de liderar um grupo de pesquisa chamado “Observatório de EJA Reescrevendo o Futuro” certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq).

Edital

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support