Os acadêmicos de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Raduan Lima Rodrigues, do curso de Engenharia Química; e Eduardo Batista, do curso de Engenharia de Produção, participarão do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. O evento será realizado em Vitória, Espírito Santo, entre os dias 16 a 19 de setembro, e os estudantes apresentarão trabalhos realizados com o apoio dos docentes e laboratórios da UEA.
Rodrigues apresentará o trabalho “Iniciação Científica como forma de concretizar saberes no Curso de Engenharia Química da UEA”, tema que relaciona a importância da participação de discentes em projetos de pesquisa para a formação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação (DCNs) dos Cursos de Engenharia. O trabalho, que recebeu menção honrosa na edição 2024 do Programa de Iniciação Científica (PAIC/UEA), apresentará partes das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Química Aplicada à Tecnologia (GP-QAT), que monitoram recursos hídricos da região amazônica.


O acadêmico disse estar animado para as possíveis oportunidades que o evento pode proporcionar em termos de experiência acadêmica. “Ter novamente a oportunidade de participar das palestras, das sessões dirigidas e de conversas sobre o tema da educação em engenharia com especialista da área é algo que nos faz pensar sobre essas questões e nos apresenta novos olhares”, explicou Raduan.
Batista participará pela primeira vez do COBENGE e busca ampliar a rede de contatos, assistir às palestras e rodas de conversa, além de apresentar a pesquisa que desenvolveu nos últimos meses. Como integrante da Empresa Júnior de Consultoria da UEA, ele aplicou ferramentas da qualidade para entender os principais desafios da organização, bem como quais os gargalos que devem ser priorizados para serem mitigados.


“A participação no Cobenge é de grande importância tanto no âmbito acadêmico quanto profissional. Academicamente, ela reforça a necessidade de desenvolver e promover a pesquisa dentro da universidade, e o congresso melhora habilidades de comunicação através da experiência de apresentar trabalhos para pessoas de todo o Brasil. Além disso, é uma oportunidade valiosa para divulgar vivências acadêmicas, como as minhas na empresa júnior, e expandir o networking, abrindo portas para novas colaborações e parcerias em pesquisa”, destaca Eduardo Batista.
O grupo espera que a experiência no congresso seja proveitosa para ampliar as reflexões acerca da Educação em Engenharia, instigar o interesse pela profissão da área de Engenharia e Tecnologias, e divulgar ações realizadas no Amazonas. Acredita-se que a participação em diferentes atividades, como palestras nacionais e internacionais, a apresentação de trabalhos nas seções temáticas, e o diálogo com profissionais de outros estados e com órgãos do setor, favoreça tanto a formação pessoal como a profissional nesta área.








