Alunos do 7º período de Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA) participaram de visitas técnicas em alguns pontos da cidade de Manaus, ocorridas de 9 a 13 de junho, com o intuito de aprimorar o conhecimento.

Durante cinco dias, os estudantes puderam conhecer a estrutura dos espaços e os trabalhos dos seguintes locais: herbários do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam); laboratórios, Bosque da Ciência, coleções zoológicas, botânicas e de fungos do Inpa; Museu de Manaus; Museu da Amazônia (Musa); Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e Zoológico; e a Unidade Educativa Produtiva da Permacultura (UEP Permacultura) do Centro de Referência em Agroecologia do Ifam.
Segundo a Prof.ª Ma. Fiorella Chalco, que coordenou as visitas, essa experiência proporcionou descobertas e reflexões aos alunos, de forma que possam identificar suas áreas de maior interesse, contribuindo na definição de tema para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), além de futuras escolhas em pós-graduação. Para ela, um dos pontos mais marcantes dessas visitas foi o contato direto com os ambientes de pesquisa avançada, como os laboratórios do Inpa e as coleções científicas.
“O encontro com ex-alunos do Cesp/UEA que, atualmente, atuam nesses espaços, trouxe inspiração e motivação aos atuais acadêmicos. Ver egressos compartilhando suas trajetórias e relatando que foi, justamente, uma visita realizada durante a graduação que influenciou profundamente a escolha da área de estudo, reforça a importância dessas atividades”, disse a docente.
Fiorella afirma que atividades como essas não apenas ampliam o repertório teórico-prático dos acadêmicos mas, também, oferecem um olhar mais claro e motivador sobre as possibilidades de atuação profissional e acadêmica na área da Biologia.
Fotos: Acadêmica Karen Reis de Carvalho











