III Mostra “Mulheres que Inspiram” celebra protagonismo feminino na UEA

Entre os dias 10 e 14 de março, a Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino da Universidade do Estado do Amazonas (Uddae/UEA) abriu espaço para a celebração da força e do protagonismo feminino com a III Mostra “Mulheres que Inspiram”. O evento destacou mulheres notáveis da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e promoveu uma série de atividades voltadas ao bem-estar e à valorização de servidoras e alunas. A iniciativa contou com o apoio da Liga Acadêmica de Atenção à Saúde da Mulher (LAAISM) e reforçou a importância do reconhecimento feminino no ambiente acadêmico.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, e a vice-reitora, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, ressaltam que a mostra reafirma o compromisso da gestão superior com valorização feminina no ambiente acadêmico.

“A UEA é composta por mulheres brilhantes que desempenham papéis essenciais na construção do conhecimento, na pesquisa e na transformação social. Este evento é mais do que uma homenagem; é um reconhecimento da força, da dedicação e da resiliência das mulheres que contribuem diariamente para o crescimento da nossa universidade”, pontuaram.

O mês de março é amplamente reconhecido como um período de reflexão e reconhecimento da luta das mulheres por igualdade e direitos. Nesse contexto, a Mostra se consolidou como um espaço de homenagem e incentivo às mulheres que fazem a diferença na UEA, desde as servidoras até as alunas, que contribuem diariamente para o avanço acadêmico e profissional na instituição.

A coordenadora pedagógica da Uddae/UEA, Prof.ª Dra. Cássia Rozária, em nome da coordenadora da unidade, Prof.ª Dra. Adriana Taveira, afirma que o apoio da gestão superior tem sido indispensável para a realização de iniciativas que visam o bem-estar da comunidade acadêmica. “Hoje, nesses dias tão corridos, com tantas demandas que a mulher assumiu como liderança, a Mostra vem trazer essa significância de que ela precisa se cuidar, física e mentalmente, e ter um momento de autocuidado mesmo. A mulher pode, com isso, autopromover um momento de reflexão também para se olhar, inserir isso no seu dia a dia, nas suas tarefas, numa rotina semanal, e com isso melhorar também sua qualidade de vida”, destacou a professora.

Durante o evento, que contou com o apoio da Fundação Matias Machline, Foto Nascimento e esteticista Fátima Ayres, foram promovidas diversas atividades voltadas à saúde e bem-estar, reforçando a importância do autocuidado e da qualidade de vida. A programação do dia 14 de março foi especialmente dedicada a essas práticas, com sessões de HIIT e Zumba para promover a energia e o movimento, auriculoterapia para equilíbrio e bem-estar, avaliação de pele para cuidados personalizados, liberação miofacial para alívio de tensões e teste ergométrico para avaliação cardiovascular.

A colaboradora da Uddae/UEA e uma das idealizadoras da mostra, Prof.ª Me. Maria Prata, explica que a iniciativa surgiu da necessidade de promover saúde e bem-estar às mulheres da universidade. “Nada mais justo do que a homenagem essas mulheres, mostrando seu valor, sua potencialidade dentro desse nosso mundo. Esse ano nós optamos por fazer um dia de bem-estar, oferecer maquiagem, massagem, entre outros serviços. Algumas delas estão atualizando a foto do seu currículo Lattes, um documento importante para nós da academia”, disse.

As participantes puderam usufruir de recursos terapêuticos manuais, como massagens relaxantes, manobras corporais e exercícios voltados às necessidades do corpo e da mente. Um dos momentos foi a sessão fotográfica, realizada pela Prof.ª Dra. Vilma Melo, que registrou a beleza e a força das mulheres presentes, reforçando sua autoimagem e autoestima.

Valorização feminina

A III Mostra “Mulheres que Inspiram” reafirma o compromisso da UEA com a valorização feminina e a criação de um ambiente acadêmico cada vez mais igualitário e inclusivo. A instituição reconhece o papel essencial desempenhado pelas mulheres na educação, na pesquisa e na sociedade, e continua a promover iniciativas que celebrem sua presença e suas conquistas.

Segundo a aluna do 9° período de Enfermagem Letícia Mena a experiência do evento é extremamente importante para a valorização das mulheres. “É fundamental conseguirmos compartilhar histórias de mulheres inspiradoras aqui na universidade. São mulheres com trajetórias fortes como profissionais e como cidadãs. Para as alunas, além de participar, é essencial que elas possam se ver nessas pessoas e tê-las como referência. As professoras da ESA nos dão força para continuar, na área da pesquisa, da extensão, servindo como um incentivo diário”, completou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support