O curso de Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA) realizou, entre os dias 2 e 6 de dezembro, visitas técnicas em espaços ecológicos de Manaus. As visitas, feitas na disciplina de Fisiologia Vegetal, tiveram como proposta aprimorar o conhecimento dos acadêmicos com atividades práticas e palestras.
Segundo a Prof.ª Ma. Fiorella Chalco, guia dos acadêmicos durante a programação, as visitas acontecem desde 2010, buscando proporcionar uma imersão em espaços onde podem ser observados diferentes tipos de plantas, estratégias de sobrevivência e as relações ecológicas entre a fauna e a flora. “A oportunidade abre um leque de caminhos e ajudam a decidir a área que querem seguir. Muitos trocam contatos, fazem trabalhos voluntários nas férias, escolhem orientadores para mestrado, isso acontece muito“, explica a professora.


Todas as práticas foram guiadas por profissionais de cada uma das áreas de interesse, como veterinários, que explicaram sobre a alimentação, cuidados e uso da floresta para o cardápio dos animais, e biólogos, que falaram sobre a questão dos rios, efeito estufa e arqueologia. No último dia, alunos foram recebidos por egressos do Cesp, hoje mestrandos e doutorandos, que relataram suas experiências e comentaram sobre a importância da visita na época da graduação.
Os locais visitados foram: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), Museu de Manaus, Museu da Amazônia (Musa) e a Unidade Educativa Produtiva da Permacultura do Ifam.

Herbários Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Laboratório de Patologia da madeira, Laboratório de malária e dengue, Bosque da Ciência e Coleções zoológicas. Museu de Manaus; Musa – Museu da Amazônia; Zoológico do Cigs; e a Unidade Educativa Produtiva da Permacultura do Centro de Referência em Agroecologia do Ifam.








