Na manhã desta quinta-feira (28/11), foram realizadas as aberturas do XI Congresso de Odontologia e da 20ª Semana Odontológica. Os eventos foram organizados pelo curso de Odontologia da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) e seguem até sexta-feira (29/11), no Shopping e Convenção Studio 5, localizado na avenida Rodrigo Otávio, 3.555, bairro Distrito Industrial I.
Com o tema “Empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho”, os eventos têm como objetivo criar uma atmosfera de incentivo e fomento ao conhecimento científico na área da odontologia. O congresso é voltado a cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, docentes e discente dos cursos de odontologia do estado do Amazonas e região Norte e está apresentando debates diversos sobre temas relevantes e atuais relacionados à área.
A reitora em exercício da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, esteve presente na abertura do congresso, compondo a mesa de honra. Ela parabenizou os discentes pela realização do evento e aproveitou para elogiar o curso de Odontologia da universidade. “Nós, da ESA, nos espelhamos muito no curso de Odontologia pois sempre foi uma referência da nossa escola. A policlínica e o curso de vocês sempre tiveram os docentes mais qualificados, estando sempre à frente. Por isso, estamos sempre buscando nos inspirar em vocês”, disse.

Para a aluna Patrine Cursino Cabral, presidente dos discentes da comissão do XI Congresso de Odontologia, é um privilégio estar na linha de frente da organização do evento. Ela relatou a importância do congresso para outros discentes terem acesso às últimas tendências do mercado odontológico e criarem conexões com profissionais da área.
“É a segunda vez que participo da comissão. Sou finalista e acredito que seja muito importante os alunos que estão nos períodos anteriores verem o quanto o nosso trabalho e um evento desse são enriquecedores para o curso”, comentou a discente.
A Prof.ª Me. Adriana Fonseca Borges agradeceu os membros docentes da comissão organizadora. “Os professores, junto aos discentes, gerenciaram o planejamento de 56 palestras e 237 trabalhos científicos, cujos resultados serão publicados em revistas científicas. Tenho certeza de que esses dias serão marcados por aprendizado, descobertas, conexões e fortalecerão ainda mais a odontologia na nossa região. Convido todos a se inspirarem, participarem ativamente e aproveitarem o máximo.”

Também estiveram presentes na mesa de abertura, o Prof. Dr. Valber Barbosa Martins, pró-reitor de interiorização; Prof. Dr. Manoel Luiz Neto, coordenador de qualidade de ensino da ESA, representando o diretor da unidade, Prof. Me. Antônio Eduardo Martinez Palhares; Prof.ª Dra. Márcia Rachel Costa de Lima, vice-coordenadora do curso de Odontologia; e a Dra. Michele Paschoalotti Lemos, conselheira do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM) representando o presidente do CRO-AM, o cirurgião dentista José Hugo Cabral Seffair.
Programação
As atividades do XI Congresso de Odontologia e 20ª Semana Odontológica contaram com apresentação, discussão e difusão de resultados de trabalhos científicos. Também foram ofertados ciclo de palestras, workshop e hands-on, publicação dos anais em revista científica e sorteios de brindes aos participantes. O evento contou com a Feira Comercial Odontológica, com a participação de empresas ligadas, direta e indiretamente, à odontologia.



Fotos: Daniel Brito








