A equipe de alunos da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) foi representada pela discente Bruna Remédios no maior congresso do aparelho digestivo da América Latina, a XXIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) de 2024. O evento foi realizado de 21 a 24 de novembro no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, tendo a presença de pesquisadores, profissionais da área e outros estudantes do país.
Na edição foram apresentados dois trabalhos desenvolvidos na instituição, dos quais também foram aprovados durante a realização. O primeiro foi intitulado “Um relato de experiência da realização de um mutirão de exames de colonoscopia em cidade no interior da Amazônia”, que exibiu os resultados da coleta de exames do primeiro mutirão de colonoscopias realizado no município de Parintins, em março deste ano. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Saúde Digestiva em Ação” que visa oferecer serviços de saúde essenciais na prevenção e diagnóstico precoce de doenças digestivas, como câncer de cólon e hepatites.
Já o segundo estudo, descreveu o caso da paciente que tinha tuberculose ganglionar e evoluiu para uma fístula esofágica. O tratamento foi realizado com a técnica denominada terapia curativa a vácuo endoluminal. Os trabalhos dos discentes contou com a orientação do Dr. Tiago Cardoso, egresso da ESA e o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Proex).
De acordo com Bruna, essas pesquisas têm um impacto significativo para a universidade, pois além de reforçar o papel como agente transformador na sociedade, também ampliam o alcance do conhecimento acadêmico, fortalecendo o compromisso da universidade com o desenvolvimento da região. “Além disso, iniciativas como essas geram dados essenciais sobre as doenças, fatores de risco e prevalências locais, o que contribui para o avanço da pesquisa e melhora a qualidade de vida na comunidade”, complementou.
Foto: Amanda Gonzalez/Ascom UEA








