Luigui Lima de Castro, acadêmico do curso de Medicina, da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), participará, nos dias 14 e 15 de junho de 2024, do evento “Jornada Jovem Gastro Imersão” representando a universidade, em Brasília. Atualmente, ele preside a Liga Acadêmica de Hepatologia do Amazonas (Lahep/AM), atividade que desenvolve desde 2021 sob a orientação da Prof.ª Dra. Cristina Melo.
O evento promovido pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), trata-se de uma imersão em uma programação científica que oferece abordagem híbrida que combina teoria e aplicação prática dos assuntos relacionados a área.
Castro explica que a orientação da docente Cristina Melo foi primordial, pois teve a oportunidade de concorrer em um processo seletivo nacional, ficando no segundo lugar entre os classificados. Ele concorreu com as ligas acadêmicas de todas as regiões do Brasil, das áreas de Hepatologia e Gastroenterologia, garantindo a inscrição e a oportunidade de representar a UEA no evento.

Luigui Castro, acadêmico de Medicina da ESA/UEA
“A prova reuniu ligantes associados à FBG de todo o Brasil, onde me classifiquei em segundo lugar e, assim, ganhei a inscrição, transporte aéreo e hospedagem para participar da ‘Jornada Jovem Gastro Imersão’, garantindo a oportunidade de representar nossa universidade, através da Liga de Hepatologia do Amazonas, com certeza é um dos maiores feitos que nossa liga conseguiu, visto que somente duas ligas acadêmicas de todo o Brasil estarão representadas neste evento tão importante para aqueles que aspiram a especialidade de Gastroenterologia”, explicou.
O discente enfatiza que a participação em atividades extracurriculares como a Liga, dentre outras que são disponibilizadas pela universidade, proporciona aos estudantes diversas experiências, acrescentando e agregando conhecimento. Possibilitando através da sua grade curricular, ter acesso a assuntos atualizados, com professores altamente capacitados sobre gastroenterologia e clínica médica em geral, e assim contribuindo para a formação e trajetória acadêmica, principalmente para estudantes que estão próximo de finalizar o curso como ele. Luigui Lima considera-se premiado por ter ganhado uma vaga para participar desse grande evento.
✅ Siga o canal da UEA no WhatsApp
Segundo Cristina Melo, os alunos são parceiros na realização das atividades extracurriculares. E a participação do estudante nesse evento, segundo ela, é uma grande oportunidade de incentivar outros a participarem, pois enriquece o currículo e promove atividades voltadas à comunidade acadêmica e leiga.
“Os alunos são grandes parceiros para que possamos realizar atividades extracurriculares, demanda vinda do próprio Ministério da Educação e Cultura (MEC). Além do reconhecimento de uma grande instituição nacional como a Federação Brasileira de Gastroenterologia, que realiza o prêmio dos melhores alunos das ligas acadêmicas de todas as regiões do país das áreas de Hepatologia e Gastroenterologia”, finaliza.








