Boletim regional, urbano e ambiental é produzido pelo curso de Ciências Econômicas da UEA

Material é resultado de projeto de extensão da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO).

Com o objetivo de analisar o nível de implementação de instrumentos de gestão ambiental na Região Metropolitana de Manaus (RMM) e nas microrregiões do Amazonas (AM), em especial na microrregião do Purus e do Madeira, o curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas produziu o primeiro “Boletim regional, urbano e ambiental de Manaus”.

O Boletim é fruto do Projeto de Extensão Boletim regional, urbano e ambiental de Manaus, vinculado à Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA). Sua produção deu-se em três aspectos: (a) coleta, compilação e análise de dados; (b) levantamento bibliográfico; e (c) contato com pessoas munidas de certa expertise na área estudada para dirimir questões complexas. O Boletim utilizou informações da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic/IBGE) e outras fontes.

A coordenadora do projeto de Extensão e professora da UEA, Elane Conceição de Oliveira, destacou que o mundo é cada vez mais urbano; e cercado de cidades pequenas, médias ou grandes densamente populosas e com inúmeros problemas urbanos extremamente desafiadores para os gestores municipais. A urbanização é um dos cinco principais impulsionadores das mudanças ambientais por causa da perda de biodiversidade e da poluição, explicou a coordenadora.

“Nessa primeira edição, a equipe de trabalho elaborou um índice de gestão ambiental (IGA), mostrando o nível de implementação de instrumentos de gestão ambiental nos municípios amazonenses que direta ou indiretamente são atingidos por problemas como: ocupações desordenadas; incompatibilidade entre uso da terra e áreas que deveriam ser preservadas; condições desfavoráveis de moradias; ausência de serviços de saneamento básico e infraestrutura urbana; degradação ambiental por conta do desmatamento; entre outros problemas”, explicou.

Nesse momento, o que se espera desse projeto, segundo a professora Elane, é proporcionar à sociedade uma informação de qualidade, concisa e clara sobre instrumentos de gestão ambiental municipal; proporcionar aos alunos a interface entre os conteúdos apreendidos em sala de aula e aplicá-los na pesquisa científica; realizar interface entre à academia e a iniciativa pública e privada; democratizar o conhecimento científico por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão.

O Boletim foi produzido pelos bolsistas e alunos do curso de Ciências Econômicas, Graziela de Carvalho Martins e Israel Cristian Bezerra de Souza, sob a orientação do Prof. MSc. Armando Clovis Marques de Souza e coordenado pela Prof.ª Dra. Elane Conceição de Oliveira e foi publicado na página do Instagram do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia (Nepe).

A coordenadora Elane Conceição de Oliveira enfatiza, ainda, que a pretensão da equipe é que o Boletim seja publicado na Revista “REDES de Desenvolvimento Regional”, na Chamada de Artigos para o Dossiê Temático: “Urbanização, Pequenas Cidades e Desenvolvimento Territorial”, e que serão elaborados quatro boletins durante o período do projeto de extensão.

Texto: Jacqueline Nascimento

Confira abaixo a Edição I – Boletim regional, urbano e ambiental de Manaus

EditalEdital

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support