ESO sedia evento organizado por alunos do curso de Administração da UEA

Evento faz alusão à semana do administrador, que marca os 57 anos da regulamentação da profissão no Brasil

O auditório da Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA) recebeu, na terça-feira (20/09), o evento “Marketing na perspectiva do administrador amazonense”, organizado pelo curso de Administração da universidade. Coordenado por alunos e pelo Prof. Dr. Wlademir Corrêa, o evento fez parte da programação da semana de administrador, que marca os 57 anos da regulamentação da profissão de administrador no Brasil.

Durante a tarde, o evento contou com a participação de Nelson Aniceto, presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM); Isabel Adelino, CEO da empresa Pequenos Negócios, especializada em microempreendedorismo; e Aline Postigo, coordenadora de marketing do Grupo Bemol. Pela parte da noite, os alunos tiveram a oportunidade de assistir palestras de dois egressos do curso, e de André Parente, proprietário do empreendimento Cachaçaria do Dedé.

Marketing e administração no dia a dia – Caio César, aluno e um dos organizadores, afirmou que a ideia do evento partiu do professor Wlademir Filho, da disciplina de Marketing, com o intuito de celebrar a Semana do Administrador, englobando a temática da disciplina. “Partimos com o intuito de convidar profissionais de destaque e excelência, com trajetórias consolidadas no mercado amazonense, inclusos na nossa realidade. Então, escolhemos a Isabel Adelino pelo fato de o microempreendedorismo estar em alta no atual momento, e a Aline Postigo pelo fato de a Bemol já ser uma marca consolidada no imaginário nortista”.

A aluna Isabel de Almeida, que também esteve à frente da organização, ressaltou a importância da retomada ao presencial e da oportunidade dos alunos poderem compreender a relação da profissão com o ambiente externo. “Esse começo de retomada é essencial para o estudante entender que essas organizações não são isoladas. Nós, administradores, também trabalhamos com o ambiente externo. Então, os estudantes têm que viver a sala de aula, mas também precisam da oportunidade para poderem conhecer as pessoas que já estão inseridas no mercado, para que possam proporcionar novos insights.”

O profissional durante e pós-pandemia – O Prof. Dr. Wlademir Corrêa destacou a participação do profissional de administração durante a pandemia e na retomada à rotina normal, valorizando a ampla visão e a capacidade de adaptação perante as dificuldades dos mais variados cenários apresentados pela profissão. “A administração é o que, verdadeiramente, possibilita a todos nós a adaptação de maneira rápida, encontrando soluções, propondo mudanças e fazendo o mundo girar novamente.”

Presença especial – O evento contou, também, com a presença de Nelson Aniceto, presidente do CRA-AM. Ele destacou a importância da integração entre o conselho e o ambiente acadêmico, classificando como fator motivador na formação de futuros profissionais de administração. Ele também celebrou a presença do conselho em eventos pela capital e interior: “Viemos de uma maratona muito grande pelo interior, sempre prestigiando os eventos organizados por administradores, motivando os futuros atuantes na área.”

Texto por: Pedro Xavier/Ascom UEA.

Edital

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support