Professores da UEA concluem doutorado na USP e UFCG

Os mais novos doutores, Miguel Orellana e Angilberto Muniz, são da Escola Superior de Tecnologia.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) agora conta com mais dois novos doutores no corpo docente. Os professores da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Miguel Orellana e Angilberto Muniz, concluíram os cursos de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PPGEM/USP) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), respectivamente.

Intitulada como “Método para o design integrado de sistemas Smart Grid – Uma abordagem sistêmica baseada em modelos”, a tese do professor Miguel propõe um método de design sistêmico para especificação e análise formal de requisitos aplicado a domínios de sistemas Smart Grid. O método apresentado combina arquiteturas de referência com métodos modernos de engenharia de requisitos, que são direcionados a objetivos, modelagem e verificação formal em Redes de Petri, através de uma representação orientada para o processo.

A pesquisa foi motivada devido à crescente complexidade para projetar os modernos sistemas de energia: sistemas com gestão de geração e consumo não centralizado onde o usuário torna-se produtor e consumidor. O professor Miguel explica que essa situação o inspirou a propor uma nova abordagem, para compreender e especificar os sistemas Smart Grid. Com a abordagem a ideia é considerar a relação entre sistema e usuário, que desempenha um papel mais participativo neste novo modelo.

“Após 4 anos e 2 meses de muito sacrifício, esforço e dedicação o sentimento é de dever cumprido. Estou muito orgulhoso por ter finalizado o doutorado pela USP, considerada a melhor universidade da América Latina, onde também fiz meu mestrado. Enorme gratidão a minha família que me apoiou permanentemente e meu agradecimento profundo à UEA, que me proporcionou as condições necessárias para atingir esse objetivo”, comemora o professor da EST/UEA, Miguel Orellana.

Já a tese do professor Angilberto, intitulada “Alinhamento de fase de portadora para implementação de beamforming distribuído em redes de sensores”, trata-se de um mecanismo de cooperação entre os rádios. O mecanismo permite que os elementos de uma rede de sensores transmitam sinais a distâncias maiores do que se o fizessem individualmente, além de resultar na redução no consumo de energia. Isso pode significar vida mais longa para as baterias que alimentam os sensores. Angilberto conta como se sente com o resultado da defesa. “A inspiração veio das dificuldades observadas em redes de sensores para aplicações específicas, especialmente aquelas redes voltadas para sensoriamento ambiental, em geral, distribuídas em localidades remotas, e que devem se comunicar com estações coletoras localizadas relativamente longe dos elementos sensores. Me sinto gratificado. O processo foi longo e árduo e inúmeros foram os desafios a serem superados. Mas no final, o resulta pretendido foi alcançado e um método eficiente de comunicação foi desenvolvido e validado”, comenta o professor.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support