19 professores licenciados em Pedagogia são formados pelo CEST/UEA

"É a formação de professores que vai transformar o alicerce desta nação", disse o paraninfo da turma, Whasgthon Aguiar.

A Universidade do Estado do Amazonas realizou a colação de grau virtual do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA). A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (13), às 10h, através da plataforma Google Meet e foi transmitida no canal da UEA no YouTube. Na cerimônia, a Universidade formou 19 novos profissionais capacitados para atuarem no mercado de trabalho.

Resumir os quatro anos e meio de estudos, em poucos minutos, é complicado para a oradora da turma, Reicikeli Cardoso, mas destaca que perceber a chegada do grande dia da colação, enche os corações dos alunos de alegria. “Com o tempo aprendemos que a pedagogia tem o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem dos indivíduos através da reflexão, sistematização e produção de conhecimento. Ou seja, ela guia o sujeito para o conhecimento, por isso é conhecida como a Ciência da Educação. Ao olharmos para trás, podemos perceber o quanto evoluímos e batalhamos para a concretização deste lindo sonho. Passamos a ter fé em nós mesmos, e acreditamos que tudo daria certo”, disse Reicikeli, emocionada.

O paraninfo da turma, professor Whasgthon Aguiar de Almeida, comunica aos alunos que vários professores que lecionaram aos alunos e contribuíram com esse momento, sentem-se orgulhosos. “Nós vivemos tempos de sombras. Sombras de autoritarismo, pandemia, indícios de fascismo que tanto maltrata a atuação dos professores e pesquisadores. Mas são momentos que alimentam a nossa causa, que se baseia por uma educação crítica. É a formação de professores que vai transformar o alicerce desta nação. Formar 19 professores é um ato de extrema resistência, visto o cenário de negacionismo, anticientificismo, perseguição aos professore, entre outras coisas. A UEA cumpre, mais uma vez, o compromisso de formar pessoas com a técnica e comprometimento social”, declarou o professor Whasgthon.

Para o vice-reitor da UEA, Cleto Cavalcante Leal, os professores são os guerreiros responsáveis por encabeçar a mudança na Educação. “Nelson Mandela falava que se você quiser mudar o mundo, use a educação como ferramenta. E não há ninguém melhor do que vocês para utilizar essa ferramenta. Os professores devem ser o arco-íris da esperança. A qualidade da educação que foram ministradas a vocês, foi a melhor. Agora, passam a ser o elemento transformador para as questões sociais e o desenvolvimento do ensino no nosso Estado”, frisou o vice-reitor aos formandos, e os deseja sucesso e retribuição de novas possibilidades na comunidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support