Alunos da UEA participam da instalação de sistema pioneiro de consumo de combustível

Trata-se do primeiro sistema de monitoramento em tempo real.

Os alunos Ezequias França e Paulo Carvalho, do Curso de Engenharia Naval da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) foram selecionados para estagiar e participar da instalação do primeiro sistema de monitoramento em tempo real de consumo de combustível, desenvolvido pelo Instituto Especializado em Projetos de Engenharia Naval e Oceânica (Oceânica), em parceria com a UEA e a Companhia de Navegação da Amazônia (CNA).

O processo de seleção teve inicio dentro da UEA através do coordenador do curso, professor mestre José Sansone, que falou aos alunos sobre o estágio no Oceânica. A análise do histórico escolar, currículo dos estudantes e as atividades acadêmicas desenvolvidas na graduação foram pré-requisito para a ocupação das duas vagas.

O aluno Paulo Carvalho, após a instalação do sistema em agosto, irá para a sede do Oceânica, que nasceu na Universidade de São Paulo (USP), onde completará o estágio obrigatório em laboratórios como o Tanque Numérico de Provas da USP. Segundo ele, a ida para o Oceânica contribuirá para seu desenvolvimento acadêmico, visto o histórico da companhia, que tem quinze anos de experiência e projetos nos quatro continentes do planeta. “A primeira parte do estágio será realizada em Manaus no Empurrador Aguano II, da CNA, então estarei presenciando todo o processo de instalação do sistema junto ao técnico do Oceânica. Além do histórico da companhia, a empresa participou dos projetos de plataforma da Petrobras. Com todo esse material, acredito serei um profissional muito melhor qualificado quando retornar para a UEA”, disse Paulo.

De acordo com o finalista Ezequias França, que fará o estágio em Manaus, na sede da CNA, a empresa é responsável pelo abastecimento de combustíveis líquidos, como diesel e gasolina, e a Petrobras auxilia na distribuição para o interior do Amazonas através de balsas. “Eu estarei aqui, acompanhando o sistema diretamente e monitorando todos os dados, e Paulo estará em São Paulo trabalhando com o processo de dados”, comentou o aluno.

O sistema tem como finalidade o monitoramento de embarcações e para a região amazônica, caracterizada como navegação interior, a utilidade pode monitorar desde a posição até o consumo de combustível, que pode corresponder até 50% dos custos operacionais de uma empresa de navegação. A utilização do sistema pode aumentar a eficiência operacional para as empresas, fortalecendo o potencial inovador do produto.

O monitoramento será feito via satélite e via smartphone por meio do Empurrador Aguano II, da CNA e a instalação está prevista para o período de 12 a 16 de agosto, em Manaus.

Edital

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support