Plantio simbólico de mudas da região celebra o dia da árvore na UEA

O objetivo é sensibilizar as escolas, o poder público e instituições de pesquisa sobre a valorização dessas espécies no Amazonas.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove, neste sábado (30), um plantio simbólico na Escola Normal Superior (ENS), localizada na Avenida Djalma Batista, zona Centro-Oeste de Manaus. O evento faz alusão às comemorações do dia da árvore, a programação inicia às 9h.

A ação, desenvolvida pela professora doutora Elizabeth da Conceição Santos, em conjunto com alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da disciplina Educação Ambiental pretende proporcionar a conscientização do desenvolvimento saudável de frutos nativos da região, além de difundir aos cidadãos suas inúmeras propriedades benéficas que por vezes são desconhecidas da sociedade.

Segundo a professora, o decreto presidencial de 1965 instituiu em todo território nacional a Festa Anual das Árvores em duas datas diferentes. “Por razão das diferentes características das regiões fisiográfico-climáticas do Brasil, as celebrações ocorrem durante a última semana do mês de março nas regiões norte e nordeste, por serem períodos propícios para o plantio e desenvolvimento das mudas”.

Ainda segundo Santos, o intuito é sensibilizar as escolas, o poder público e instituições de pesquisa sobre a valorização dessas espécies no Amazonas por meio da institucionalização de políticas públicas que valorizem o potencial nutricional dos frutos e impulsionar a conservação e preservação dessas espécies nativas que estão sendo ameaçadas de extinção pelo desmatamento.

Texto: Carol Givoni/ASCOM UEA

Edital

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support