UEA e FHCFM realizam a integração de médicos residentes em diversas áreas da saúde

A solenidade do Ano Acadêmico ocorreu no Centro de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes

“Hoje, tenho a oportunidade de realizar um grande sonho da minha vida que é me especializar em Cardiologia. É um prazer retornar a esta casa tão acolhedora e amável.” A afirmação é do médico André Alexandre Santos Gomes, um dos novos residentes que iniciaram, nesta sexta-feira (01/03), no Programa de Residência Médica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para a formação de novos médicos especialistas.

A solenidade do Ano Acadêmico da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), ocorreu no Centro de Ensino e Pesquisa da FHCFM, localizado na avenida Camapuã n.º 108, Cidade Nova II, Zona Norte. André Gomes é natural do município de Maués (distante 258 quilômetros de Manaus em linha reta) e formado pela UEA no ano de 2018. “Tive a oportunidade de ingressar na faculdade graças à UEA e ao grande apoio do governo do estado do Amazonas. Desde a infância, meus pais sempre diziam que eu seria um grande médico. Isso foi sendo internalizado e, quando iniciei na Medicina, percebi que poderia fazer a diferença na área da cardiologia, ajudando as pessoas que necessitavam”, disse, emocionado, o residente.

A diretora-presidente da FHCFM, enfermeira Roberta Nascimento, ressaltou que o momento marca o início de uma jornada de aprendizado, desafios e conquistas que moldarão não apenas as carreiras, mas também a forma como enxergam a vida. “Acreditamos que a troca de conhecimento, experiências e valores é fundamental para o desenvolvimento tanto dos profissionais de saúde, quanto para a melhoria contínua dos serviços oferecidos à comunidade amazonense. Lembrem-se que, além do conhecimento técnico, a empatia, a compaixão e o respeito pelo próximo são pilares fundamentais da prática médica”, enfatizou

Representando a vice-reitora da UEA, o Prof. Dr. João Marcos Bemfica Barbosa Ferreira, médico cardiologista, destacou a parceria entra UEA e FHCFM. “Ainda precisamos de mais cardiologistas na cidade. Hoje, doenças do coração são as que mais matam no mundo. Então, acreditamos na importância de uma nova residência com o objetivo de agregar médicos e multiprofissionais nesse cenário dos cardiologistas, para que passem a conhecer vários profissionais e, com isso, possam sair com a melhor formação possível.”

A integração contou, ainda, com a palestra “História da Cardiologia no Amazonas”, ministrada pelo médico Aristóteles Conte de Alencar Filho.

Edital

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support