Abertura do XI Secam, na ENS/UEA, inicia com apresentação do “Curumim na Lata”

Evento segue até o dia 26/5

“Quando a ciência pulsa: sociedade, saberes e desafios”. Com este tema ocorreu, nesta quarta-feira (24/5), a abertura do XI Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (Secam). O evento contou com uma apresentação artística feita pelo projeto “Curumim na Lata” do Centro Municipal de Arte e Educação Aníbal Beça, no auditório da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA).

Esteve presente no evento a caravana de Barreirinha, da Escola Estadual Professora Maria Belém. A mesa de abertura foi composta pelo coordenador de Qualidade de Ensino, Prof. Dr. Márcio Gonçalves; pela coordenadora do curso de Mestrado em Educação em Ciências da Amazônia, Prof.ª Dra. Caroline Barroncas; pela Prof.ª Dra. do mestrado, Vivian Battaini; pelo Prof. Dr. Leandro Barreto e pela mestranda Jecicleide Oliveira.

O XI Secam tem como objetivo promover a integração das universidades estaduais e federais, que oferecem cursos de pós-graduação stricto sensu na área de ensino, possibilitando trocas de experiências nos campos da pesquisa e do ensino de Ciências e Matemática, com a finalidade de fortalecer os programas envolvidos nessa iniciativa.

Para a coordenadora do Mestrado em Educação em Ciências da Amazônia, Prof.ª Dra. Caroline Barroncas, é uma satisfação poder iniciar mais uma edição do Secam. “A temática já nos convida a estarmos presentes aqui, na ciência, na pesquisa e na docência. Esse evento é feito todo ano por uma turma de mestrandos com apoio de professores e coordenação do simpósio. Ele já tem um histórico”, pontuou.

O coordenador de Qualidade de Ensino da ENS/UEA, Prof. Dr. Márcio Gonçalves, diz que é uma alegria poder realizar esse simpósio e poder contar com a presença de alunos da educação básica. “A ciência nos convoca a fazer parte deste cenário, a realizar o simpósio. Faz parte do nosso trabalho como cientistas e pesquisadores”, ressaltou.

O Prof. Dr. Leandro Barreto ressalta a importância de conversar sobre ciência, principalmente após o período pandêmico. “A gente pode refletir o que se passou e o que está se passando. Isso faz com que vibremos juntos, em uma mesma batida e frequência. Fiquei bem animado quando soube que os alunos de uma escola estariam presentes para acompanhar o Secam. Essa possibilidade de poder vincular dá sentido ao nosso trabalho”, disse.

A primeira palestra foi mediada pelo mestrando Marcos Wilker e ministrada pela Prof.ª Dra. Rosana Ferreira. Para conferir a abertura do evento, acesse a transmissão disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=UjC1gCRuJVA.

O evento segue até o dia 26/5. Confira a programação completa no site: https://sites.google.com/uea.edu.br/secam/programa%C3%A7%C3%A3o?authuser=0

Texto: Renata Brito/Ascom UEA

Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA

EditalEdital

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support