Cestb/UEA sediará Seminário Internacional de Gestão Compartilhada de Territórios

Evento ocorre de 10 a 12 de maio e promove diálogo sobre experiências de gestão compartilhada de territórios indígenas da pan-amazônia

Diálogo e a construção de redes entre instituições do poder público, organizações não-governamentais e sociedade civil. É o que será promovido no Seminário Internacional sobre Experiências de Gestão Compartilhada de Territórios Indígenas da Pan-Amazônia. O evento será realizado entre de 10 a 12 de maio, no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O seminário é uma iniciativa em parceria com Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ –Brasil) e Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (Nesam) vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), por meio do projeto financiado pela “Consórcio Humanitas UEA de Pesquisa Aplicada com Povos e Comunidades Tradicionais do amazonas” (Capes-PDPG Amazônia).

O protagonismo e a participação majoritária de lideranças e organizações indígenas permitirão um debate voltado às experiências colaborativas de manejos, saberes e desafios na gestão de territórios tradicionalmente ocupados pelos povos indígenas na pan-amazônia. Logo, o evento torna-se um espaço propositivo de diálogo sobre vivências, experiências e parcerias, pois vincula setores institucionais e colaborativos que permitem compreender as demandas dos povos indígenas e as possibilidades de elaboração de programas e projetos que dialoguem com a realidade territorial e sociocultural na pan-amazônia. Assim, contribuindo para a conservação e proteção destes territórios.

O Seminário Internacional sobre Experiências de Gestão Compartilhada de Territórios Indígenas da Pan-Amazônia abordará experiências e desafios sobre os seguintes temas: 1) Direitos humanos e segurança pública nos territórios indígenas; 2) A dinâmica das economias ilegais e os impactos na saúde dos povos indígenas na pan-amazônia; 3) Questões fundiárias e protagonismo indígena na gestão dos territórios; 4) Segurança alimentar e alternativas econômicas ao desenvolvimento territorial e; 5) Mulheres, juventude e participação indígena nas formas de gestão dos territórios.

Para mais informações, acesse a página com a programação do evento:

http://nesam.com.br/noticias/item/139-seminario-internacional-sobre-gestao-de-territorios-indigenas-na-pan-amazonia

Texto: Renata Brito/Ascom UEA

EditalEdital

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support