UEA pagará auxílio-moradia a alunos que residem na Casa do Estudante de Tabatinga

Benefício no valor de R$ 1 mil será oferecido a 39 alunos durante o período de nove meses, entre julho de 2022 e março de 2023.

Oferecer melhores condições habitacionais e proporcionar eficiência ao processo de ensino e aprendizagem. É com este objetivo que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) destinará auxílio-moradia emergencial a alunos que residem na Casa do Estudante do município de Tabatinga (distante 1.107 quilômetros de Manaus em linha reta). O benefício no valor de R$ 1 mil será oferecido a 39 alunos durante o período de nove meses, entre julho de 2022 e março de 2023.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, aprovou a resolução nº 40/2022, que estabelece a concessão do benefício. Segundo ele, a medida irá auxiliar estudantes do município que vivem em condição de vulnerabilidade socioeconômica. “Enquanto Gestão Superior, uma das nossas maiores preocupações é garantir que todos os alunos da universidade possam realizar seus estudos de forma plena. Além de ajudar a melhorar a vida desses universitários e otimizar os gastos do recurso público, o auxílio irá atender as políticas de assistência estudantil, no sentido de atuar na inclusão e permanência dos estudantes”, pontuou.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, a Gestão Superior da UEA reuniu-se com os alunos e ouviu suas reivindicações. “Eles nos solicitaram duas cotas no valor de R$ 400,00, valor da nossa bolsa de auxílio-moradia. Então juntamos as duas cotas e criamos o auxílio-moradia emergencial, somando com os R$ 220 que eles recebiam para se alimentar”, explicou o pró-reitor.

O diretor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb/UEA), Prof. Me. Jorge de Oliveira, explica que o centro atende não somente a alunos de Tabatinga, mas também de outros municípios da região do Alto Solimões. “O auxílio é de suma importância uma vez que a maioria dos nossos acadêmicos vive em situação de vulnerabilidade social e econômica. E o benefício vem justamente para contribuir com a permanência dos acadêmicos dentro da universidade”, explica o diretor.

De acordo com o professor Darlisom, com o benefício a UEA reafirma as políticas de permanência, dando-lhes condições de estudo para que não tenham prejuízo de aprendizagem. “Nossa equipe tem trabalhado arduamente desde que a nova Gestão Superior da UEA foi empossada, na tentativa de resolver o problema da Casa do Estudante de Tabatinga”, informou.

Para o pró-reitor, a resolução pode ser vista como um avanço diante do cenário em que os alunos se encontravam e pelas condições econômicas da tríplice fronteira. “Será um benefício que favorecerá muito a qualidade de aprendizagem e o cotidiano de vida do aluno da UEA que reside em Tabatinga”, completou.

Texto: Carla Yael e Daniel Brito / ASCOM UEA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support