O discente de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) Johnnata Muypurá foi convidado para participar do 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem). Na ocasião, ele atuará como mediador na mesa-redonda “Formação médica e saúde das comunidades tradicionais: diálogos, novas epistemologias e formação para a diversidade” ao lado do professor Rodrigo Cariri.
Este ano, o Cobem terá como tema “Do mar ao sertão” e será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O evento é considerado o maior do país na área de educação médica e tem como objetivo promover reflexões sobre os desafios e transformações da formação médica em diálogo com as realidades locais, especificidades culturais e novos paradigmas da saúde no Brasil.
Trabalhos científicos
Além da participação no Cobem, o estudante também será destaque no XXIV Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto), que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de setembro, em Florianópolis (SC).
Durante o congresso, Johnnata terá quatro trabalhos científicos apresentados, intitulados: “Perfil epidemiológico dos usuários de PrEP em um estado da Amazônia brasileira: Análise de dados de 2024”; “Análise dos indicadores de incidência da sífilis congênita em um estado da região Norte entre 2020-2023”; “Surto de Mpox em um estado da Amazônia (2022–2024): Transmissão sexual, coinfecção com HIV e desafios para equidade em saúde na Amazônia brasileira” e “Hemólise grave e insuficiência renal aguda por Primaquina em paciente com deficiência de G6PD: relato de caso”.
O acadêmico destacou que os resultados só foram possíveis graças ao apoio da orientadora, professora Adriany Pimentão, e ao incentivo de colegas de turma. “Estar nesses congressos significa levar a voz da Amazônia e das comunidades tradicionais para o centro dos debates sobre saúde e educação médica no Brasil. É um momento de troca, resistência e construção coletiva de novos caminhos”, ressaltou Johnnata.
Por: Déborah Ferreira








