Em uma ação de reforço à saúde pública, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) celebrou, nesta sexta-feira (8/8), a certificação de 60 profissionais concluintes do curso de pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública com Ênfase na Estratégia Saúde da Família. A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e marcou o encerramento de uma jornada acadêmica dedicada à qualificação de profissionais para atuação na Atenção Básica, com foco nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ofertado pela ESA, em parceria com a Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde (Esap/Semsa), o curso tem como objetivo capacitar profissionais de diversas áreas da saúde para atuarem com excelência na Estratégia Saúde da Família, em promoção ao cuidado integral, humanizado e territorializado. A formação possibilitou o desenvolvimento de competências críticas e práticas voltadas às reais necessidades de saúde da população.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, falou sobre o impacto da formação especializada no contexto regional. “A UEA forma profissionais que transformam vidas. Investir em educação e saúde pública é investir no futuro do nosso estado. Esses concluintes representam o compromisso da universidade com o fortalecimento do SUS e o bem-estar de todas as nossas comunidades.”
Entre os concluintes, a farmacêutica Meyk Lima compartilhou a emoção e o significado da conquista. “Foi muito aprendizado, principalmente para a nossa área, onde o farmacêutico clínico atua em várias dimensões. Poder, hoje, estar inserida em uma equipe multiprofissional, nem tenho palavras para agradecer essa oportunidade. Viver essa experiência na atenção primária foi um grande privilégio. Espero poder passar essa experiência também como preceptora.”

A mesa de honra foi composta pelo Prof. Dr. Darlisom Sousa Ferreira, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; pela Prof.ª Dra. Lihsieh Marrero, Coordenadora Pedagógica do curso; pela Prof.ª Me. Karina Cerquinho, diretora da Escola de Saúde Pública e servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus; pela Prof.ª Dra. Shádia Fraxe, secretária de Saúde do Município de Manaus; pela Prof.ª Dra. Nádia Cardoso Martins de Araújo, coordenadora Administrativa do curso; e pelo Prof. Dr. Manoel Neto, diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde.











