O projeto de extensão Pré-vestibular em Música da Universidade do Estado do Amazonas, denominado (Prevemus/UEA), iniciativa criada pelo Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Musical (Lapem), iniciou as atividades no dia 22 de março. O projeto tem como objetivo oferecer a democratização e o suporte educacional para candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação em Música da UEA, por meio de formação teórica adequada às exigências da prova de conhecimento específico de teoria musical.

Além do suporte pedagógico, a iniciativa promoverá, entre os meses de março e agosto, na Escola Superior de Artes e Turismo, um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre alunos e professores, com foco no incentivo à valorização da cultura musical amazônica. Os conteúdos trabalhados possibilitarão uma compreensão ampla dos elementos estruturais da música, o que contribui para a formação acadêmica e profissional dos futuros músicos.
As atividades do Prevemus foram estruturadas em torno do estudo aprofundado de notação musical, harmonia, solfejo, ditado rítmico e melódico, com base no reconhecimento e contextualização de períodos e estilos da música ocidental. O projeto também promove exercícios práticos de percepção auditiva e análise musical aos participantes para formar uma base sólida dedicada ao exame seletivo.
“O desenvolvimento educacional da região Amazônica apresenta desafios estruturais significativos, como a escassez de instituições especializadas em ensino musical e a desigualdade no acesso à formação teórica. Considerando esse contexto, o projeto visa suprir essas lacunas ao oferecer um conteúdo focado exclusivamente na teoria musical, garantindo que os alunos desenvolvam as competências necessárias para a prova específica do vestibular”, destacou o Prof. Dr. Fábio Carmo Plácido, coordenador do Prevemus.
O docente do programa, Prof. Mauro Mota, relembra que na época, como aluno-instrutor do Prevemus, pôde aplicar na prática e aprimorar com os candidatos, técnicas que vivenciou durante a graduação. “Isso para mim foi um privilégio, pois hoje, já como professor formado, me sinto pronto para exercer esse ofício tão lindo que a cada dia me apaixono por completo. Agora sinto que minha principal missão será estar em constante atualização, pois o conhecimento não se esgota”.







