O curso de Direito Mediado por Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, no dia 18 de novembro, a programação da 3ª Semana Jurídica em 12 municípios do Amazonas. O evento segue até o dia 23 de novembro e concederá até 20 horas complementares aos participantes. Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a terceira edição da semana abordará o tema “Combate à discriminação racial e ao racismo estrutural”, com o objetivo de promover a conscientização racial e combater o racismo.
Aberto ao público em geral, o evento contará com atividades organizadas em cada município, que preparou uma programação diversificada, adaptada às suas necessidades e recursos disponíveis. No dia 21 de novembro haverá uma transmissão pelo IPTV para todos os municípios, com uma palestra da ativista e pesquisadora dos direitos humanos, Karla Reis e da ativista indígena, Vanda Witoto.
A coordenadora do curso de Direito das unidades do interior, Cláudia Moraes, destacou a importância das atividades complementares para a formação integral dos alunos.
“Essas atividades são importantes, pois têm um papel fundamental em promover a diferença nos municípios onde os cursos estão presentes. Como sempre digo, a intenção não é apenas qualificar os alunos, mas também orientar e conscientizar a população sobre temas relevantes, contribuindo para a transformação social das comunidades”, disse a coordenadora.
Programação
Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira (Cessgc)
No Colégio São Gabriel e nos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETI), serão apresentados vídeos e entrevistas produzidos pelos acadêmicos de Direito da UEA, além de palestras sobre cartilhas educativas. No Cessgc, acontecerá uma palestra e roda de conversa com a advogada, jornalista e ativista Luciana Santos.
Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp)
Em Parintins, foram realizadas palestras nas escolas estaduais Tomasinho Meirelles, Anderson de Menezes, Brandão de Amorim, Dom Gino Malvestio e Irmã Sá, com o tema “Educação Antirracista: Estratégias para incluir a diversidade étnico-racial no ensino”. No auditório do Cesp, será realizada a Feira Multicultural dos Povos Originários e Afrodescendentes, além de palestras com a professora Danielle Gonzaga, a socióloga Gracy Kelly, o professor Júlio Cláudio e o cientista político Manoel Marcos.
Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit)
Em Itacoatiara, haverá uma mesa redonda no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), palestras nas escolas estaduais Deputado João Valério de Oliveira e José Carlos Mestrinho, panfletagens na avenida Parque e uma visita técnica à comunidade quilombola.
Centro de Estudos Superiores de Lábrea (Cesla)
Em Lábrea, o evento começou com uma palestra realizada pela discente Erika Oliveira e pela professora do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Patrícia Pereira. Na sequência, ocorreram palestras na Escola Educandário Santa Rita, com a Dra. Thandra Sena, e no prédio do Cesla, com o promotor Elison Silva e a professora Juliana Soares. Para encerrar a programação, será realizada uma ação social na comunidade Terra Solidária.
Núcleo de Ensino Superior de Coari (Nesco)
Em Coari, a semana começou com a palestra “Raízes do racismo: Uma jornada histórica para entender o presente”, ministrada pela Prof.ª Stephanie Farias Cascaes. Dando continuidade, será realizada a roda de conversa “O papel do direito no combate ao racismo”, com o defensor público Ian Marcos Martins Palmeira, além da exposição “Marcas de resistência: vidas e legados”, que ocorrerá na praça Pôr do Sol.
Núcleo de Ensino Superior de Carauari (Nescar)
Em Carauari, foram realizadas palestras nas escolas estaduais de tempo integral Carauari e Oswaldo Nascimento. A abertura da 3ª Semana Jurídica será no Centro de Eventos da Orla, com a participação da líder indígena Marywan Kanamari, da psicóloga Brenda da Silva e do comandante do Grupamento da Polícia Militar (GPM), Capitão Jean.
Núcleo de Ensino Superior de Eirunepé (Neseir)
Em Eirunepé, serão realizados workshops com stands temáticos na Escola Estadual Conrado Pinto Gomes e na praça central Expedito Barroso. Os temas abordados incluem aspectos históricos do racismo, cultura pop negra, importância das cotas raciais e a diferença entre injúria racial e racismo, além da galeria de fotos “Racismo e Resistência”.
Núcleo de Ensino Superior de Humaitá (Neshum)
Em Humaitá, a “Tarde Cultural: Racismo, Basta!” acontecerá em dois locais: no Pelotão Mirim e no Projeto Social Santa Clara. Também será realizada a abertura da primeira feira jurídica, “Vozes da Ancestralidade”, no prédio do Neshum, além de uma sessão de cinema sobre conscientização contra o racismo, no auditório da Escola Estadual Álvaro Maia.
Núcleo de Ensino Superior de Manacapuru (Nesmpu)
Em Manacapuru, ocorreram palestras nas escolas estaduais Zoraida de Alexandre e Nossa Senhora de Nazaré, além de um debate entre os discentes no Nesmpu.
Núcleo de Ensino Superior de Manicoré (Nesmani)
Em Manicoré, o evento foi iniciado com uma roda de palestras no Centro Juvenil Salesiano e nas escolas municipais Pastor João Batista, Aristeu da Cunha Virgolino, e nas escolas estaduais Nsª Srª das Graças Educandário e Aristeu das Neves Bicho. O evento será encerrado com o fórum “Vozes da Justiça”, no Centro de Convivência da Família.
Núcleo de Ensino Superior de Maués (Nesmau)
Em Maués, acontecerá a palestra “Reflexões sobre a Lei 10.639/03 e o Dia Nacional da Consciência Negra” com a professora Maria de Jesus do Carmo Araújo, na biblioteca Nesmau. Também serão realizadas as exposições “Inspiring Black Voices” e uma sobre o combate à discriminação racial e ao racismo estrutural, na Praça da Matriz.
Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo (Nespf)
Em Presidente Figueiredo, os alunos realizarão palestras nas escolas municipais Deyse Lamel e na Escola Estadual Maria Calderro, além de panfletagens para conscientizar a população na praça da Cultura.
Texto: Milena Amaral/Ascom UEA








