Com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi realizado, na manhã desta quarta-feira (30/10), a abertura do 2º Encontro de “Monitoramento de Ar na Amazônia”. O evento, promovido pelo Governo Federal, segue até quinta-feira (31/10) no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST), localizado na avenida Darcy Vargas, 1.200, bairro Parque Dez de Novembro.
O encontro tem como objetivo evidenciar a relevância da temática da qualidade do ar na região e fortalecer a recém-formada Coalizão Respira Amazônia, instituição que promove o desenvolvimento sustentável dos oito países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e passa pelo combate ao desmatamento e criação de alternativas para geração de emprego e renda. A Coalizão vem implementando novas tecnologias de monitoramento, consideradas de custo acessível, em todos os estados da Amazônia.
O evento conta com palestras, mesas-redondas e debates sobre a mitigação das emissões e combate a incêndios, reunindo especialistas, acadêmicos, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Ele é realizado em parceria com o Instituto Ar, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e a UEA.
O diretor da EST, Prof. Dr. Jucimar Maia, representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou a importância das iniciativas tomadas pela universidade para a preservação do meio ambiente a partir de novas tecnologias. “É uma honra receber aqui na instituição um evento como esse. A questão de monitoramento do ar e a questão ambiental são uma prioridade aqui para a gente. A EST sempre foi, e agora mais ainda, protagonista nesta questão, com laboratório de clima ambiente e com o aplicativo Selva. Esperamos que durante esses dois dias de evento saiam novas ideias, parcerias fortalecidas e iniciativas concretas, para melhorar, de modo contínuo e eficaz, a qualidade do ar em nossa região e em todo o Brasil”, disse Jucimar Maia.
Texto: Milena Amaral/Ascom UEA








