O grupo de pesquisa do laboratório de Imunofarmacologia Celular da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA) participou, entre os dias 8 e 10 de maio de 2024, do “8th International Symposium on Immunobiologicals (ISI)”, evento promovido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A programação foi realizada no campus da Fiocruz e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

A equipe apresentou em formato de pôster, o trabalho “Triterpenes isolated from Amazon breu tree: a possible weapon against dengue virus?”. O resumo do trabalho apresentado tem autoria das discentes do curso de Licenciatura Ciências Biológicas da ENS Marianne Viana, Vivian Dorgam e Bianca Nadini Teixeira. Também foi apresentado o trabalho “Survey of Post-Covid-19 sequelae in healthcare professionals: a systematic review”, realizado pela aluna Vitória Pereira e por sua orientadora, Dra. Rosilene Gomes.
O simpósio ainda possibilitou o encontro com renomados pesquisadores na área, como a Dra. Margareth Dalcolmo e o Dr. Akira Homma. O projeto de pesquisa é coordenado pela Prof.ª Dra. Gladys Corrêa, em conjunto com o Prof. Dr. Raimundo Sousa Lima Júnior e a Prof.ª Dra. Rosilene Gomes Ferreira.





O simpósio integrou profissionais, pesquisadores e instituições de desenvolvimento e produção de biológicos de todo o mundo para compartilhar novidades e boas práticas da área, discutir inovações e fazer networking. Ao longo dos anos, instituições como a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fundação Bill & Melinda Gates e o Instituto Internacional de Vacinas (IVI) que têm participado e prestigiado a programação do ISI em todas as suas edições.








