Com o objetivo de fomentar a discussão sobre a importância da circulação e recepção da literatura infanto-juvenil amazonense nos espaços formais e não formais de educação básica, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizará, no período de 25 a 29 de maio de 2024, às 19h, o “VIII Simpósio Infantojuvenil na Amazônia”. O evento integra a 15ª edição da Semana de Letras e será realizada no auditório do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), localizado na estrada Odovaldo Novo, s/nº, bairro Djard Vieira (distante 366 quilômetros de Manaus).
A atividade é direcionada à comunidade acadêmica e público externo. As inscrições serão feitas de duas formas: o público externo poderá realizar de maneira presencial a inscrição e credenciamento no local da programação; e para os alunos será disponibilizado um link por meio do WhatsApp: (92) 99104-3249.
O evento foi aprovado no edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Eventos (Padev). E, nesta edição, o tema a ser discutido é a literatura infanto-juvenil indígena e as suas contribuições acerca da discussão e importância de se fazer para o debate a Lei nº 11.645, que trata sobre a obrigatoriedade da cultura afro-brasileira e indígena no currículo da educação básica.
Programação
✅ Siga o canal da UEA no WhatsApp
A programação está sob a coordenação da Prof.ª Dra. Delma Pacheco Sicsú, do Cesp/UEA e organizada pelos alunos do curso de Letras, do 5º período. Segundo ela, o evento foi pensado para a comunidade acadêmica em especial aos licenciados em Letras, a docente acredita que a aplicabilidade da literatura, principalmente da literatura indígena na educação básica, perpassa pela formação do professor.
“Fomos contactados pela Secretaria Municipal de Educação e eles têm interesse em participar com 86 professores da zona rural e também da cidade. Então, o nosso evento foi pensado para a comunidade acadêmica, em especial os alunos de letras, mas também os alunos da Pedagogia, História, Geografia e outros cursos, mas também foi pensado para a comunidade externa, como professores da educação básica e também alunos da educação básica”, explicou a coordenadora Prof.ª Dra. Delma Pacheco Sicsú.
Durante o evento será desenvolvido, pelos acadêmicos e pela professora, um minicurso intitulado “Educação para Direitos Humanos e o Ensino da Língua Portuguesa”, do projeto de extensão Edu que tem sido muito procurado por sua importância. Além do minicurso, os alunos estão preparando um Sarau em homenagem aos povos originários.
A programação será bem diversificada com comunicação oral, exposição de banner e atividades culturais. Confira a programação no folder abaixo:









