A Embaixada da França no Brasil, em parceria com o Conselho Franco-Brasileiro para a Biodiversidade Amazônica (CFBBA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou o edital de bolsas de mobilidade para doutorandos brasileiros matriculados em universidades da Amazônia Legal, da qual a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) faz parte.
O programa terá duração de 4 a 10 meses e visa estimular, por meio de intercâmbios, a cooperação científica e promover a formação de doutorandos brasileiros em questões cruciais da crise climática, perda da biodiversidade e bioeconomia. O programa tem como uma das principais prioridades doutorandos que escolham a Guiana Francesa como destino.
Dentre os benefícios oferecidos aos aprovados, o intercâmbio oferece o valor mensal de 1.770 euros para pesquisadores matriculados em cotutela e 1.704 euros para pesquisadores não matriculados em cotutela, além de passagem aérea ida e volta, alojamento, acesso a atividades culturais e apoio administrativo e pedagógico.
Quem pode participar?
Doutorandos que possuam projeto de pesquisa que se enquadre em um dos 5 eixos temáticos:
- Conhecimento, monitoramento, conservação e coleções de biodiversidade da bacia Amazônica
- Contribuições presentes e passadas de povos indígenas e comunidades locais para a biodiversidade
- Cobertura florestal e observação da Terra, mudança climática regional
- Saúde humana e biodiversidade
- Bioeconomia como meio de subsistência inclusiva e sistemas alimentares saudáveis
Critérios de seleção: qualidade do projeto de pesquisa, relevância para os desafios da perda da biodiversidade e crise climática e integração em uma equipe de pesquisa francesa.
Inscrições e edital
As inscrições devem ser feitas, de forma on-line, até o dia 2 de junho por meio do formulário: (https://forms.gle/UoZZzwcgMGL2UfGf9). Confira o edital clicando aqui.
Dúvidas e informações podem ser enviadas para o e-mail: bolsasembaixada@gmail.com.