O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (Parfor/UEA) teve três trabalhos aprovados para o IV Encontro Nacional do Parfor, que ocorre no período de 21 a 23 de maio, em Brasília. O IV Encontro Nacional do Parfor reúne representantes das Instituições de Educação Superior (IES), de secretarias de educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) e demais parceiros para fortalecer o regime de colaboração, compartilhar experiências e construir, em diálogo, propostas para o aprimoramento do programa.
Os trabalhos da UEA que serão apresentados são fruto das atividades acadêmicas do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, coordenado pela Prof.ª Adria Simone Duarte de Souza. Os estudos abordam práticas e desafios enfrentados por professores indígenas em seus territórios, evidenciando o impacto e a importância da formação docente contextualizada às especificidades culturais.

“O Brasil e especialmente o Amazonas ainda precisam do Parfor, e portanto, precisamos debater melhores estratégias para minimizar a ausência de professores sem formação no nosso estado”, relata a coordenadora institucional, professora Luciane Lopes de Souza.
Além da coordenadora institucional, participam do encontro a coordenadora adjunta, Prof.ª Sílvia Regina Sampaio Freitas; a coordenadora adjunta equidade Prof.ª Elaine Pereira Andreatta; as coordenadoras locais do Parfor UEA em de Atalaia do Norte; Zilma Costa e do município de Santo Antônio do Içá, Ilmer Safira Cordeiro.
Sobre o IV Encontro Nacional do Parfor
Em 2025, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) celebra 16 anos como uma das mais importantes políticas públicas voltadas à formação docente no Brasil. O encontro representa um momento estratégico para discutir e fortalecer o Parfor como uma iniciativa essencial para garantir a adequação da formação docente com qualidade e equidade em todo o país.
Serão abordados temas fundamentais como o regime de colaboração entre entes federativos e instituições formadoras e a articulação entre a demanda e a oferta qualificada de formação. O objetivo do evento é debater caminhos que tornem o Parfor ainda mais estratégico, eficaz e conectado às reais necessidades da educação básica, especialmente nos territórios que mais precisam de professores.