UEA realiza reunião sobre a Coordenação de Educação Bilingue de Surdos

Reunião teve como pauta a implementação das políticas linguísticas de surdos no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu, nesta quarta-feira (28/02), a Coordenação de Educação Bilíngue de Surdos (Cebs). A reunião teve como finalidade apresentar o Cebs e o Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos às escolas e centros superiores da UEA.

A Cebs tem como objetivo garantir aos docentes, técnicos e discentes surdos, surdocegos ou com outras deficiências associadas, o acesso, permanência e êxito na modalidade de educação bilíngue de surdos. Essa garantia acontecerá por meio do planejamento e implementação das políticas linguísticas de surdos no âmbito da UEA.

Na capital, o Núcleo de Educação Bilingue estará localizado na Escola Normal Superior (ENS/UEA) e atenderá todas as escolas superiores. No interior, o núcleo também será implementado nas unidades de Parintins (Cesp/UEA); Itacoatiara (Cesit/UEA); Tabatinga (Cestb/UEA) e Tefé (Cest/UEA). Os núcleos estão vinculados à Cebs, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

A coordenação estará sob a responsabilidade do prof. Dr. Marcos Roberto dos Santos. E os núcleos sob a coordenação dos professores de Libras de cada unidade. “A Cebs possui extrema relevância para coordenar as políticas para a Pessoa Surda no âmbito da assistência estudantil e da acessibilidade linguística para surdos na UEA, facilitando o ingresso e permanência. É dever da universidade estabelecer essas políticas, que são garantidas pela legislação federal. Além disso, é um dever social abrir portas para a comunidade surda por meio do acesso em língua de sinais”, disse Marcos.

Os núcleos e a coordenação fazem parte de uma política institucional de implementação de políticas linguísticas para surdos e estão vinculados ao Comitê Gestor de Políticas de Inclusão para Pessoas com Necessidades Específicas da Proex.

Texto e Imagens: Gustavo Rodrigues/Ascom UEA